terça-feira, 21 de julho de 2009

Musicalidades II - Sétima Legião


Apesar de ser de uma geração posterior, vale sempre a pena recordar as excelentes músicas da Sétima Legião - um dos nomes incontornáveis da música contemporânea Portuguesa. Fazem falta nos dias que correm grupos com esta qualidade, quer em termos de densidade musical, quer no conteúdo lírico.

Deixo um breve excerto do excelente artigo biográfico acerca da 7ª.

"A história da Sétima Legião começou há cerca de 18 anos, quando alguns amigos se juntaram para criar uma banda que conquistou um segundo lugar num "anónimo concurso de música moderna". Posteriormente seguiu-se a edição do disco "A um Deus Desconhecido", em 1984, mas foi em 1987, com a edição de "Mar de Outubro", que ficou definitivamente lançada a carreira de um dos grupos mais emblemáticos da música portuguesa deste final de século.

Constituída por oito elementos (Rodrigo Leão, Pedro Oliveira, Nuno Cruz, Gabriel Gomes, Paulo Marinho, Ricardo Camacho, Paulo Abelho e Francisco Menezes), a Sétima Legião foi, a par de outros grupos como os Trovante, uma verdadeira incubadora de talento durante os anos 80. Não admira por isso que alguns dos seus músicos tivessem depois participado em projectos musicais de sucesso como os Madredeus (Rodrigo Leão e Gabriel Gomes), Danças Ocultas (Gabriel Gomes, como produtor), Gaiteiros de Lisboa (Paulo Marinho) e o próprio projecto a solo de Rodrigo Leão que por vezes conta também com a participação de Pedro Oliveira.

A música da Sétima Legião sempre foi difícil de definir. Pop? Popular? Tradicional? Talvez um pouco das três. Ao mesmo tempo que encontramos canções marcadamente pop, conseguimos também achar temas instrumentais que têm mais de tradicional, ou mesmo outros temas que misturam na perfeição estas componentes. A esta mistura de estilos não será indiferente o amor que alguns elementos da banda têm por instrumentos mais tradicionais como a gaita de foles (Paulo Marinho) ou o acordeão (Gabriel Gomes)"

Fonte: http://www.attambur.com/OutrosSons/Portugal/historia_da_setima_legiao.htm