sábado, 16 de janeiro de 2010

Exemplo a seguir


"Zachary Mainen, coordenador da Programa de Neurociência da Fundação Champalimau no Instituto Gulbenkian de Ciência, acaba de anhar o primeiro prémio de Ciências da Vida do European Research Council, considerado o Nobel europeu. Trata-se de uma bolsa de cinco anos, no valor de 2,3 milhões de euros, para apoiar o objectivo de Mainen e da sua equipa de descobrir o papel da serotonina - um neurotransmissor que permite a comunicação entre os neurónios do cérebro - no controlo de comportamentos vitais, como comer, dormir ou respirar, e nas perturbações psiquiátricas associadas, como a ansiedade, a depressão, a enxaueca ou as disfunções alimentares."

Fonte: Expresso 16/01/10


Não podia deixar de fazer uma referência a este feito notável, não apenas para a Fundação Champalimaud e para a Gulbenkian, mas igualmente para o nosso País.

Para quem não sabe, Zachary Mainen nasceu nos EUA, estudou na mítica e prestigiada Universidade de Yale, doutorou-se em Neurociência na Universidade da Califórnia e foi professor no Laboratório de Cold Spring Harbor em Nova Iorque.

Ora, trata-se de um exemplo brilhante daquilo a que devemos aspirar em Portugal, ou seja, sermos um País com capacidade de atracção de talentos e "cérebros" de outros países.

P.S1: Só é pena que este acontecimento não tenha sido notícia de abertura de telejornais na semana que passou. Mais do mesmo...


P.S2: Para quem quiser obter mais informações, deixo se seguida o link para o núcleo de investigação que Zachary coordena: