domingo, 10 de janeiro de 2010

É possível governar com 8% de défice nas contas públicas?

Ricardo, estamos perante uma declaração de voto em Manuel Alegre?

Pessoalmente, concordo que precisamos de uma mudança política em Portugal de fundo. Contudo, apesar da mudança de orientação votada nas urnas, voltamos a ter mais do mesmo e isso vai deixando Portugal numa situação cada vez mais difícil. Manuel Alegre traduzirá essa mudança política? Tenho muitas dúvidas. Não esquecer que Portugal não tem capacidade financeira para adoptar uma política social activa e com maior amplitude, como a que Manuel Alegre advoga. Não tem. Quem pagaria por ela? A nossa classe média? Ainda mais do que paga actualmente?

Sobretudo na política económica, temos mais do mesmo. Mais investimento público, maior défice das contas públicas e... menor capacidade de negociação, ao ponto de a própria geração sofrer o efeito das crises geradas no momento. Isto é implacável para a moral de um país.

A governação tem de se focar naquilo que mais pode combater ferozmente e com resultados interessantes a médio-prazo. O combate à corrupção e um melhor funcionamento da justiça. Dificilmente a governação poderá ser responsável por um aumento do crescimento económico, que neste momento tem inevitavelmente de ser gerado pelo sector privado. O primeiro-ministro tem de ter a noção que o crescimento económico sustentado não será obtido através dos investimentos públicos. Keynes está ultrapassado.

Preferencialmente, uma descida dos impostos seria a melhor forma de governar com justiça social. Nem que seja à custa de muito menor investimento público.


1 Comentários:

Às 11 de janeiro de 2010 às 09:42 , Blogger Ricardo Nunes disse...

Gonçalo,

O voto é secreto...eheh

Apesar de admirar Manuel Alegre à luz dos factores que enunciei no meu post, ele ideologicamete representa uma esquerda demasiadamente keynesiana para meu gosto, algo que é ainda mais crítico tendo em conta a situação actual das finanças públicas.

E claro, a aproximação ao Bloco de Esquerda estraga toda e qualquer hipótese de captar votos no campo político do centro-direita e direita.

O meu voto para as presidenciais há muito está decidido.

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Página inicial