domingo, 13 de dezembro de 2009

Portugal: o próximo Dubai?


António Borges alertou, esta semana, para o risco de "Portugal se vir a tornar no próximo Dubai". A lógica subjacente ao raciocínio deste economista passa pelo facto de o modelo económico seguido por Portugal ter sido, nos últimos anos, muito semelhante àquele adoptado pelo mais importante emirato árabe unido, i.e., potenciar o crescimento em níveis de dívida altamente alavancados.

Ora, efectivamente urge pensar se depois do Dubai (que pediu uma moratória de parte da sua dívida) e da Grécia (que parece ser a próximo preocupação dos investidores internacionais), Portugal não será o próximo País a entrar na "lista negra" internacional, numa altura em que a dívida líquida externa se situa perto dos €165 mil milhões (!!), um valor muito próximo do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional.

Como já tive oportunidade de salientar em ocasiões anteriores, torna-se perigoso usar um modelo de crédito que passe pelo financiamento de investimentos muito pouco produtivos. Ora no caso de Espanha esses investimentos foram sobretudo no sector imobiliário, ao passo que em Portugal o destino foi fundamentalmente o conjunto das designadas "grandes infra-estruturas".

Ora, num cenário destes, e como o nosso nível de poupança interno não nos permite pagar as obras na sua totalidade, dever-se-á reflectir seriamente acerca da pertinência dos novos investimentos públicos.


1 Comentários:

Às 14 de dezembro de 2009 às 16:50 , Blogger Nuno Carvalho disse...

Lamentavelmente a maioria dos portugueses optou, nas últimas eleições, pelo discurso fácil. É a democracia a funcionar naquilo que ela tem de pior. Enquanto os portugueses não forem governados por elites – verdadeiras e de qualquer proveniência social – o afundar de Portugal irá continuar a bom ritmo.

 

Enviar um comentário

<< Página inicial