domingo, 25 de outubro de 2009

Preservação dos recursos naturais em Portugal


Foram divugadas nesta semana duas notícias sobre a preservação da natureza e dos recursos hidrográficos do nosso País, as quais devem merecer uma reflexão de todos nós.

Por um lado, ficámos a saber que o Douro foi destacado pela National Geographic Society como o 7º destino mundial mais sustentável. O reconhecimento do valor da região vinícula surge depois de um 2001 ter sido classificada como Património Mundial da Humanidade, tendo ficado à frente de destinos de excelência como a Toscânia ou o Centro Histórico de Salzburgo. Trata-se da demonstração de como Portugal tem, de facto, potencial mais do que suficiente na criação de regiões de turismo de qualidade, pouco massificado e de elevado valor acrescentado.

Bastante menos positivo é, certamente, o facto de 200 milhões de metros cúbicos de água do Tejo terem ficado retidos em Espanha no ano hídrico findo em Setembro, o que viola a Convenção que regula as águas das bacias hidrográficas luso-espanholas. Mas ainda mais preocupante do que isso é o conjunto de manobras que se preparam do outro lado da fronteira no sentido de criar novos transvases no médio Tejo e que podem colocar, em última instância, o futuro do rio em perigo. Mas como diz o outro, no passa nada!