quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Clarificações à direita


Foram ontem anunciadas as listas de candidatos a deputados por parte do PSD. Apesar de alguma contestação interna e descontentamento visível em alguns sectores do partido, a verdade é que Manuela Ferreira Leite foi capaz de impor as suas opções pessoais, o que desde logo lhe atribui maior responsabilidade política em caso de insucesso nas eleições.

Destaco o duplo alcance que estas listas têm:

(i) De um ponto de vista estritamente "laranja", pode dizer-se que o conjunto de nomes apresentados garantem uma coesão interessante do grupo parlamentar na Assembleia da República, facto importante se pensarmos que o resultado das eleições legislativas será - tudo indica - perto do empate técnico entre os dois maiores partidos. Destaco igualmente a inclusão de 2 nomes que constituem mais-valias, ambos conhecidos pela sua frontalidade e independência e respeitados por muitos que não são do PSD: José Pacheco Pereira e Maria José Nogueira Pinto.

(ii) E é precisamente a inclusão desta última que pode significar um sinal de aproximação ao CDS-PP, acautelando um possível - e muito provável - cenário de vitória do PSD mas sem a maioria. Se conjugarmos isso com a "simpatia" e "respeito" com que Paulo Portas se tem referido ao partido liderado por MFL, parece haver caminho aberto a uma coligação pós-eleitoral no caso de tal ser necessário.

Num contexto de necessidade absoluta de Portugal contar com um Executivo sólido e estável, o espaço político do centro-direita parece levar vantagem sobre a esquerda Nacional.