sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Desemprego em Portugal / Unemployment in Portugal

Taxa de desemprego em Portugal 1953-2007

(Unemployment rate in Portugal 1953-2007)


Costuma-se dizer que uma imagem vale por mil palavras, relativamente à figura acima (carregar na imagem para ampliar), que ilustra o desemprego em Portugal entre 1953-2007 (valores aproximados), eu mudaria o “mil palavras” para “um bilião de palavras”.

Em 2007 o desemprego elevou-se a 8,0%, um aumento de 4,9% face ao ano anterior. Entre os 25 e 34 anos o aumento do desemprego foi de 6,7% (variação anual). E nos indivíduos com curso superior o aumento foi de 22,5% (variação anual). Imagine-se o desespero em que vivem de milhares de jovens portugueses (actualmente). Compare-se a actual realidade dos jovens com a da geração anterior. Vergonhoso.

Se dúvidas houvessem, elas dissiparam-se; a democracia em Portugal, quando comparada com a de outros países da União Europeia, é podre, corrupta e ineficiente. Os nossos governantes, salvo raríssimas excepções, só não foram/são inaptos: em legislar - para proveito dos próprios e seus camaradas - reformas milionárias, subvenções vitalícias, mordomias indignas e a conceder cargos para os amigos, familiares, etc..