segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Nivelamento por Cima


Os troleicarros de Coimbra

Coimbra é actualmente a única cidade portuguesa com troleicarros (depois da sua supressão em Braga e no Porto), tendo a primeira linha entrado em funcionamento em 1947. Este facto, poderá parecer um assunto de pouca importância, mas tal não corresponde à verdade.

Cada vez mais os veículos eléctricos são vistos como o futuro, aliás nos veículos a célula de combustível de hidrogénio a energia mecânica provem de um motor eléctrico.

Os troleicarros apresentam inúmeras vantagens face ao vulgar autocarro, tais como: silêncio de rolamento; o preço da electricidade é mais estável que o do petróleo; elevada durabilidade; não liberta gases; não emite odores; maior capacidade de aceleração, etc..



É óbvio que para gerar electricidade, no caso da energia não ser proveniente de fontes renováveis, há libertação de gases; mas grande parte da electricidade em Portugal provem de energias renováveis e nos casos em que tal não acontece as centrais de produção encontram-se afastadas dos centros urbanos, o que só por si já é vantajoso.

Outro aspecto da maior importância reside no facto de Portugal já ter fabricado troleicarros, produzidos em conjunto pela Salvador Caetano e Efacec.

Tendo em conta tudo o que se expôs e que os transportes de Coimbra, ao contrário do Porto e Lisboa, não recebem elevados subsídios do Estado, conclui-se que a cidade de Coimbra está claramente a nivelar-se por cima.