domingo, 25 de novembro de 2007

BPI e BCP não chegam a acordo

Depois de muita agitação no sistema bancário. Depois de grandes promessas de criação de valor. Depois de muitos entendimentos em "questões-chave". BPI e BCP não chegam a acordo.











Fonte: Diário Económico


Estes quadros com as cotações a 6 meses dos dois bancos, mostram decididamente que a agitação em que se envolveram e impulsionaram, tiveram como efeito a "destruição de valor". Mesmo com resultados líquidos elevados e crescimento de ambos os bancos, as acções caíram progressivamente. O que vai acontecer às acções na segunda feira, dia 26 de Novembro?

Temos assistido a exemplos de má gestão em ambos os bancos. Para o BPI, ficar ligado à quebra de credibilidade do BCP não é boa ideia. Mas avançar com uma proposta de fusão (que tinha tudo para dar certo) sem garantias que ela fosse aceite, não é boa gestão. Assim, os bancos portugueses mostram que têm um longo caminho a percorrer, dominados que estão por grupelhos de influências que tudo sabem menos convergir. Aprendam com o Santander, que juntamente com outros dois bancos liderou uma oferta de aquisição bem sucedida.

As Ofertas Públicas de Aquisição falhadas nos últimos tempos mostram uma realidade. Portugal é um país burocrático e muito proteccionista. Mais ainda que a França, que a cada dia dá sinais de capitalismo renovado.