quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Nivelamento por Cima: Universidade do Minho

Universidade do Minho é a primeira do país a anular doutoramento por plágio

«
A Universidade do Minho (UM) anulou um doutoramento que tinha sido obtido no ano passado com base numa tese que plagiava parte do trabalho de um investigador brasileiro. A doutoranda era professora no Instituto Politécnico do Porto (IPP) e pediu a demissão na sequência da denúncia do caso. Esta é a primeira vez que uma universidade portuguesa anula um grau de doutor concedido por causa de um plágio.

A decisão do reitor da UM, António Cunha, tem por base o facto de a tese de doutoramento apresentada “não ser original” e, por isso, “não cumprir o regulamento de atribuição do grau de doutor” daquela universidade. A anulação do doutoramento tinha também sido aprovada, anteriormente, por unanimidade, pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia. O veredicto da escola onde a tese foi apresentada teve por base um conjunto de pareceres pedidos a especialistas.

O doutoramento foi obtido em Dezembro do ano passado, tendo por base a tese Desenvolvimento Interactivo Multidimensional: Contributo para o Aumento da Competitividade das PME. O documento copiava parcialmente o trabalho Potencial Regional de Desenvolvimento de Redes Interorganizacionais, tese de doutoramento de Sérgio Masutti pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, em 2005.
»
 
Fonte: Jornal Público on-line, 28.12.2010 - 21.07 Por Samuel Silva


1 Comentários:

Às 6 de janeiro de 2011 às 23:46 , Anonymous Marco Costa disse...

Parabéns a marca Boca do Lobo que festeja o seu 5º aniversário em Paris na próxima Maison & Objet.

PASSION IS EVERYTHING

 

Enviar um comentário

<< Página inicial