sábado, 6 de fevereiro de 2010

Vergonha


"A nomeação de Vítor Constâncio para vice-presidente do Banco Central Europeu já terá sido assegurada por Berlim, segundo a imprensa alemã deste sábado, que avança que a nomeação deixará o caminho livre para Alex Weber aceder à presidência em 2011.

Weber é o actual presidente do banco central alemão. De acordo com o jornal Wirtschaftswoche, que cita fontes próximas dos bancos centrais, para a reunião informal da União Europeia (UE) que decorre quinta-feira, a chanceler alemã Angela Merkel já terá reunido um «largo consenso» a favor da nomeação do português Vítor Constâncio.

Os ministros das Finanças da Zona Euro irão escolher dia 15 deste mês quem irá passar a ocupar a vice-presidência do BCE.

Uma vez feita esta escolha, o Conselho de Governadores da autoridade monetária terá de dar o seu parecer, antes de o sucessor do grego Lucas Papademos ser formalmente nomeado pelos chefes de Estado e de Governo dos 27, na cimeira de 25 e 26 de Março.

A escolha deverá ser feita entre o presidente do banco central do Luxemburgo, Yves Mersch, e o português Vítor Constâncio.

Para os analistas, as duas nomeações - vice-presidência e presidência - estão relacionadas, uma vez que o mandato de Trichet (actual presidente) termina em 2011.

Numa óptica de representação equitativa entre o norte e o sul, a escolha de Vítor Constâncio será favorável a Alex Weber, refere a imprensa alemã."

Fonte: TSF on-line

Em relação a esta notícia, limito-me a dizer o seguinte. É o reconhecimento de que a incompetência e a falta de coragem (quando se é pago principescamente precisamente para assumir essas responsabilidades) são recompensados, não só em Portugal como pelos vistos no seio da União Europeia. Vergonha!