segunda-feira, 29 de junho de 2009

Elevada carga fiscal? Esperemos 5 anos...

Se repararmos na evolução dos encargos líquidos anuais do Estado Português com parcerias público-privadas (a preços correntes) previstos no OE2009, verificamos que os encargos previstos no período 2013-2018 são de um volume tal que se coloca em causa a solvência do país.


(Clique para ver melhor)
Moeda: €10^6
Fonte: OE2009


Verificamos igualmente que grande parte desse peso corresponde a concessões rodoviárias, em alguns casos de necessidade discutível. Pergunto: Com o país saturado de impostos, de desemprego, de pobreza e de tudo, quem vai pagar isto? A classe média.


2 Comentários:

Às 29 de junho de 2009 às 10:15 , Anonymous Anónimo disse...

Como referiste (e bem!) não se compreende que numa altura em que o dinheiro não abunda e que é imperativo ser-se muitíssimo selectivo no investimento público a realizar, o Governo ainda pondere a hipótese de lançar mão de mais algumas obras faraónicas.

É um modelo de crescimento que contrasta, por exemplo, com as ideias de apoio directo às PME´s que a líder do PSD tem defendido.

Abraço

 
Às 29 de junho de 2009 às 22:12 , Blogger Gonçalo Pereira disse...

Os políticos portugueses no activo sugerem um regresso a Keynes. Isto é: Mais despesa pública e mais investimento público para impulsionar o crescmento do PIB. Esquecem-se que essa tem sido a receita dos últimos 15 anos, e que a paciência da UE é finita. Esquecem-se igualmente dos ratings do país e dos juros elevados por causa do endividamento excessivo.

 

Enviar um comentário

<< Página inicial