quinta-feira, 18 de junho de 2009

Outro Tempo, Outro Espaço


«Kanga N’Thole é o nome do acampamento-base da coutada n.º1 - ou seja, a primeira concessão de caça que foi dada em toda a Província de Moçambique. É aí que o grande caçador Alberto Novais de Sousa Araújo organiza os seus safaris célebres - safaris que todos os anos vêem aumentar a sua fama internacional.»

«Quanto ao acampamento, trata-se duma dosagem judiciosa entre o primitivismo da vida na floresta e o conforto exijido pelos turistas que participam nos safaris: uma casa em madeira por aplainar, com frinchas por onde se veêm as primeiras árvores da selva, ali mesmo, logo a seguir ao terreiro. Casas de banho, quartos, sala de estar, tudo é verdadeiramente rústico, sem pretensiosismos, sem sofisticações. Mas nas casas de banho há água a ferver a todas as horas; nos quartos, as camas são deliciosamete fofas; e na sala, enfeitada com chifres de búfalos, cudos e inhalas, há um bar explêndidamente apetrechado e cadeirões convidativos para cavaquear depois do anoitecer.»

«Mas, para além de tudo isto, para além do encanto que se desprende da autenticidade deste primitivismo confortável, há uma coisa que em Kanga N’Thole é absolutamente sensacional: a comida! Que comida, Santo Deus! Que delícias surpreendentes enchem as travessas apetitosas que nos são servidas aos almoços e aos jantares!»

Texto e foto retidadas do livro: Santuário Bravio, José Maria d’Eça de Queiroz, 1964, Lisboa.