terça-feira, 28 de outubro de 2008

Involução


Caminhos de ferro em Portugal

Cada vez mais surgem indícios do declínio (cada vez mais acentuado) de que os caminhos de ferro passaram a ser alvo, em Portugal, desde há trinta e quatro anos para cá. Já aqui e aqui me referi a aspectos absolutamente lamentáveis; vejamos mais um exemplo inacreditável:

«O último acidente na linha do Tua pode ter sido causado por um abatimento do terreno daquele troço da via férrea.»
«A causa mais provável é que o acidente tenha sido provocado por uma ligeira inclinação da via, no local onde aconteceu o descarrilamento, alegadamente provocada por um abatimento da linha. Porém, a CTI não encontra explicações para esta situação ter ocorrido, admitindo-se vários cenários, que passam pela abertura de uma vala que a Refer fez junto à linha para a instalação de um cabo de fibra óptica, dois meses antes do acidente. Por outro lado, a falta de investimento na via férrea também pode ser outra explicação já que o estado de degradação da estrutura é elevado. Nos últimos 15 anos, o troço entre Mirandela e Cachão, onde aconteceram os mais recentes acidentes, não tem sido renovado.»
Fonte: jornal Diário de Notícias, 23 de Outubro de 2008.

Relatório final do inquérito, sobre o acidente na Linha do Tua de 22 de Agosto de 2008, divulgado hoje: «A via no local do acidente apresenta defeitos grosseiros e facilmente identificáveis e suficientes para justificar a ocorrência do descarrilamento».


1 Comentários:

Às 5 de novembro de 2009 às 15:48 , Anonymous Anónimo disse...

A quem interessa a série de acidentes feroviários que nos últimos tempos se tem vindo a verificar,só poderá ser àqueles, que querem continuar o encerramento das linhas férreas, que iniciaram á muito para beneficiar os amigos empresários de camiomagem ou outros de que estão refens por via da corrupção e favores,, para servir o povo não foi por certo,nesta como em outras matérias, tem sido o que os governos têm feito quase desde o 25 de Abril, servir-se e servindo e delapidando começando por retirar meios aos serviços para criar outros que melhor sirvam os interesses dos amigos.

 

Enviar um comentário

<< Página inicial