Involução
Caminhos de ferro em Portugal
Cada vez mais surgem indícios do declínio (cada vez mais acentuado) de que os caminhos de ferro passaram a ser alvo, em Portugal, desde há trinta e quatro anos para cá. Já aqui e aqui me referi a aspectos absolutamente lamentáveis; vejamos mais um exemplo inacreditável:
«O último acidente na linha do Tua pode ter sido causado por um abatimento do terreno daquele troço da via férrea.»
«A causa mais provável é que o acidente tenha sido provocado por uma ligeira inclinação da via, no local onde aconteceu o descarrilamento, alegadamente provocada por um abatimento da linha. Porém, a CTI não encontra explicações para esta situação ter ocorrido, admitindo-se vários cenários, que passam pela abertura de uma vala que a Refer fez junto à linha para a instalação de um cabo de fibra óptica, dois meses antes do acidente. Por outro lado, a falta de investimento na via férrea também pode ser outra explicação já que o estado de degradação da estrutura é elevado. Nos últimos 15 anos, o troço entre Mirandela e Cachão, onde aconteceram os mais recentes acidentes, não tem sido renovado.»
Fonte: jornal Diário de Notícias, 23 de Outubro de 2008.
«O último acidente na linha do Tua pode ter sido causado por um abatimento do terreno daquele troço da via férrea.»
«A causa mais provável é que o acidente tenha sido provocado por uma ligeira inclinação da via, no local onde aconteceu o descarrilamento, alegadamente provocada por um abatimento da linha. Porém, a CTI não encontra explicações para esta situação ter ocorrido, admitindo-se vários cenários, que passam pela abertura de uma vala que a Refer fez junto à linha para a instalação de um cabo de fibra óptica, dois meses antes do acidente. Por outro lado, a falta de investimento na via férrea também pode ser outra explicação já que o estado de degradação da estrutura é elevado. Nos últimos 15 anos, o troço entre Mirandela e Cachão, onde aconteceram os mais recentes acidentes, não tem sido renovado.»
Fonte: jornal Diário de Notícias, 23 de Outubro de 2008.
Relatório final do inquérito, sobre o acidente na Linha do Tua de 22 de Agosto de 2008, divulgado hoje: «A via no local do acidente apresenta defeitos grosseiros e facilmente identificáveis e suficientes para justificar a ocorrência do descarrilamento».
1 Comentários:
A quem interessa a série de acidentes feroviários que nos últimos tempos se tem vindo a verificar,só poderá ser àqueles, que querem continuar o encerramento das linhas férreas, que iniciaram á muito para beneficiar os amigos empresários de camiomagem ou outros de que estão refens por via da corrupção e favores,, para servir o povo não foi por certo,nesta como em outras matérias, tem sido o que os governos têm feito quase desde o 25 de Abril, servir-se e servindo e delapidando começando por retirar meios aos serviços para criar outros que melhor sirvam os interesses dos amigos.
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