terça-feira, 15 de abril de 2008

Descolonização

Ainda bem que o Nuno trouxe, por via de um livro que devia dar muito que falar, o tema da descolonização. Num país normal, sem complexos sobre a sua história, o tema da descolonização devia ser alvo de discussão e memória. E, sobretudo, devia ser dita a verdade sobre um processo desastroso para o país.

No entanto, o tema é tabu. O papel dos "pais da democracia" é glorificado, quando tiveram muita responsabilidade na desconsideração de 500.000 portugueses. Esses sim, têm muito para contar.


1 Comentários:

Às 16 de abril de 2008 às 19:38 , Blogger Nuno Castelo-Branco disse...

Pois é, mas não me apetece muito insistir demasiadamente na matéria. Sou parte suspeita e o correctês do regime obriga-nos a calar a boca. No entanto, tive a oportunidade de deixar um post a respeito do tema. No Sorumbático, houve quem dissesse que a carta estava tão mal escrita que decerto se trata de uma coisa forjada. Se não fosse uma história tão trágica, até dava para rir. Como se o Coutinho, Otelo, Gonçalves etc, fossem uns grandes intelectuais. sabiam colocar um A depois de um B e isso notava-se nos "discursos". até lhe digo mais! Ainda serão descobertos papelinhos cujo teor será impublicável. Sórdido.

 

Enviar um comentário

<< Página inicial