sábado, 1 de dezembro de 2007

Visão abrangente dos assuntos

Dou início às minhas contribuições para este blog com este tema que considero importante, sobretudo nas sociedades actuais, cada vez mais complexas e fragmentadas. Visão global dos assuntos significa sermos capazes de observar a realidade e de a compreender nas suas múltiplas dimensões/assuntos, e não apenas estarmos confinados ao que aprendemos na escola/faculdade, educação/convívio, etc..

A ausência da visão global traduz-se numa visão afunilada/distorcida da realidade, dando origem a opiniões ridículas, e a uma vivência mais incompleta.

Como pode alguém intitular-se intelectual e ser ignorante em assuntos tecnológicos? Como podem numa reunião diferentes pessoas com diferentes formações discutir um assunto se cada um vive fechado no seu microcosmo? Como pode alguém afirmar que não gosta de um grupo/tipo de música se não o conhece? Como pode o ser humano viver completamente indiferente em relação aos outros seres vivos animais e plantas? Como pode uma sociedade em que a grande maioria dos seus habitantes apenas se interessa por futebol e ao fim-de-semana ir ao centro comercial evoluir?

Nem todos podemos ser como o Leonardo da Vinci ou Júlio Verne, mas devemos ser curiosos, ter espírito aberto, duvidar daquilo que ouvimos/lemos, procurar conhecer a história, ter noção da relatividade das coisas, e tentar abordagens “não lineares” da realidade à semelhança do músico Brian Eno.