sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Novo Aeroporto de Lisboa


2008 ficará provavelmente marcado como o ano da escolha da localização do futuro Aeroporto de Lisboa. Com base nos elementos que possuo sou da opinião que a solução ideal reside na manutenção do actual aeroporto e na construção de um segundo na margem sul. O actual aeroporto ficaria apenas destinado a voos “premium”, passando a praticar taxas elevadas.

O novo aeroporto, entre inúmeros aspectos, deverá ter espaço para quatro pistas, ser idealizado para crescer de forma pensada, ser atractivo para os voos “Low Cost”, possuir condições para funcionar 24h por dia e constituir um elemento impulsionador da economia portuguesa.

De seguida enuncio alguns factos que vão de encontro à solução por mim defendida:

- Londres possui cinco aeroportos de média/grande dimensão (Heathrow, Gatwick, City, Luton e Stansted) e mais cerca de nove pequenos aeroportos. Não será perfeitamente legítimo que Lisboa passe a ter dois aeroportos? Por razões de segurança também faz todo sentido.

- Para o Aeroporto do Porto é preferível que o novo aeroporto fique situado na margem sul; se o aeroporto ficar localizado na Ota irá reduzir a área de influência do Aeroporto do Porto.

- Nos estudos realizados durante o governo de Marcello Caetano a margem norte do rio Tejo foi excluída como solução aceitável. As hipóteses consideradas na época foram: Rio frio, Porto Alto, Alcochete, Fonte da Telha, Montijo e Portela de Sacavém.

- A Ota possui inúmeros inconvenientes, sendo de destacar a reduzida área disponível. Não se percebe como é que alguém possa defender esta solução.

Para terminar, o novo aeroporto deverá ser concebido de forma a dar à TAP condições de crescimento e rentabilidade a curto, médio e longo prazo.