domingo, 28 de outubro de 2007

DocLisboa

My country, my country



Um bom filme/documentário que retrata, como poucos, o quotidiano no Iraque pré-eleições tal qual como é. A realizadora Laura Poitras acompanha um médico árabe sunita, residente em Bagdad, que é candidato ao parlamento pelo Partido Islâmico do Iraque. Este médico, Riyadh, vê-se confrontado com a recusa do seu partido em participar nas primeiras eleições livres pós-Saddam, ao mesmo tempo que reconhece que a única forma legítima de levantar o seu país é votando e, nesse contexto, apela à sua família para o fazer. Filmado num quarteirão sunita de Bagdad, onde a desconfiança face à presença americana é indubitável, Riyadh tenta conciliar estes dois mundos, questionando as tropas americanas sobre aspectos práticos do quotidiano (como a situação dos presos em Abu Ghraib), ao mesmo tempo que se esforça por integrar os sunitas e os xiitas no processo democrático em curso e na nova sociedade iraquiana.

A realizadora acompanhou também um grupo de seguranças privados nas suas actividades profissionais no Iraque, como uma negociação de compra de armas e uma série de conversas registadas durante as operações de rotina. Ficaram-me na memória algumas passagens: A simpatia enorme dos curdos face aos libertadores americanos e o ódio que sentem pelos árabes, a quem apelidam de arrogantes, egoístas e terroristas; e o comentário de um private contractor australiano que disse a outro que se queixava de estar ali há 9 meses ("just think in the money").

Apesar de conter um cunho anti-americano, este documentário é um bom retrato "por dentro" da realidade do Iraque, como não há muitos.