terça-feira, 17 de julho de 2007

Comissão Europeia

A Comissão Europeia em conjunto com os Estados-membros coloca como objectivo a redução das emissões de dióxido de carbono para 120g de CO2/km para o parque automóvel novo até 2012. Uma excelente iniciativa da Comissão Europeia e mais uma prova de que, a nível ambiental, a Europa lidera o mundo desenvolvido. Especificamente, a Comissão Europeia propôs o seguinte:

“A Comissão prosseguirá a sua abordagem integrada com vista a alcançar o objectivo da UE de 120 g de CO2/km até 2012. Este objectivo pode ser alcançado através de uma conjugação da acção da UE e dos Estados-Membros. Tendo em vista atingir o objectivo comunitário de 120 g de CO2/km, a Comissão proporá um quadro legislativo, se possível em 2007 e o mais tardar em 2008, centrado em reduções obrigatórias das emissões de CO2 para alcançar o objectivo de 130 g/km, em média, para o parque automóvel novo através de avanços tecnológicos a nível dos motores dos veículos e uma redução adicional de 10 g de CO2/km, ou equivalente se for tecnicamente necessário, através de outros avanços tecnológicos e uma utilização acrescida dos biocombustíveis, a saber:

  1. estabelecimento de requisitos mínimos de eficiência para os sistemas de ar condicionado;
  2. instalação obrigatória de sistemas precisos de controlo da pressão dos pneus;
  3. fixação na UE de limites máximos de resistência ao rolamento para os pneus montados em veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros;
  4. utilização de indicadores de mudança de velocidades, tendo em conta a frequência do recurso a estes dispositivos pelos consumidores, nas condições de condução reais;
  5. progressos no domínio da eficiência do combustível dos veículos comerciais ligeiros (furgonetas), com vista a atingir 175 g de CO2/km até 2012 e 160 g de CO2/km até 2015;
  6. utilização acrescida de biocombustíveis que maximizem o desempenho ambiental.

As medidas acima serão susceptíveis de medição, controlo, justificação e não deverão originar uma dupla contabilização das reduções de CO2.


Agora, resta aos produtores automóveis europeus cumprirem as metas traçadas pela Comissão.