quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

JOAQUIM VIEIRA NATIVIDADE


Eng. Agrónomo, Eng. Silvicultor, Botânico, Escritor, Fotógrafo, Investigador Científico, Designer…, J. Vieira Natividade é, e será sempre, um dos maiores portugueses de sempre.

Tendo nascido em Alcobaça a 22 de Novembro de 1899, trabalhou toda a vida de forma incansável, tendo escrito cerca de 350 documentos (livros, artigos, etc.) todos eles brilhantes.

Dotado de uma inteligência e de uma capacidade de visão e análise superiores, JVN poder-se-á afirmar que comunicava com as plantas e que, como ninguém, entrou em simbiose com o mundo vegetal, tal é a profundidade dos seus escritos sobre vegetais.

JVN foi um dos primeiros “Ambientalistas” (no bom sentido), em Portugal, ao criticar ferozmente práticas anti-naturas como: a expansão do pinheiro-bravo, a expansão do eucalipto e a destruição do bosque Suberícola (o garante de fertilidade do solo nos montados de Sobro - um Sobreiro rodeado de erva rasa constitui um irracional disparate).


Como ninguém, era capaz de conciliar a prática com a teoria, algo que, actualmente, em Portugal, praticamente ninguém consegue fazer com um aceitável mínimo de nível.

Em 1933 foi-lhe recusado o acesso ao lugar de Professor Catedrático pelo Instituto Superior de Agronomia; um dos episódios mais negros da história da instituição. Em contrapartida em 1966 recebeu, da Universidade de Toulouse (França), o grau de Doctor Honoris Causa. A cerimónia decorreu em 27 de Abril de 1967 na França.