segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Como "funciona" o Estado Português

«O problema português, do nosso sistema político e da amargura que vai afastando pessoas válidas do país é o de não querer ver que as pessoas geralmente situadas em lugares-chave da decisão política e da estratégia nacional são geralmente - infelizmente - as menos preparadas para desenvolver as actividades e funções para as quais foram escolhidas. Há sempre um invejoso medíocre, um cliente do partido A ou B, da seita X ou Y, um amigo do amigo do amigo intrometendo-se no processo da decisão governamental. Eu sei tudo isso, por que não fazendo parte de nada, a nada posso aspirar. Tenho passado anos a ser preterido por jogadas de bastidores. O que me vale ter curriculum, obra publicada, não parar de estudar, ter autonomia intelectual, não dobrar a espinha a ninguém se tal só me diminuiu no momento em que quero servir o país ? Durante anos não me apercebi - estúpido que sou - da essência do problema, até que dei comigo a comparar e avaliar os outros.

Miguel Castelo-Branco no Blog Combustões.