quinta-feira, 24 de julho de 2008

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP


Após três décadas de alvoroço e destruição em grande parte do mundo lusófono estão, agora, reunidas as condições para um forte desenvolvimento, nas suas múltiplas dimensões, em todas as nações onde se fala português, bem como, onde a sua influência se tenha feito sentir.

espaço
É um facto que entre todos os países membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) existem fortes elementos de união que não têm paralelo com, por exemplo, os diversos países em que se fala inglês ou francês. Importa não omitir este facto.

Pela interessantíssima posição geográfica dos países presença em quatro continentes e enormes superfícies marítimas, estes países, se souberem aproveitar as sinergias resultantes de uma história e uma língua comuns, podem entre si formar um grupo poderosíssimo à escala mundial.

Basta de palavras ocas, vazias e de meras intenções, chegou o instante de colocar de lado os fantasmas do passado e de começar a trabalhar de forma eficiente e digna.

O site na Internet deverá ser melhorado (nem um mapa dos países membros da CPLP consegui descobrir); outra área que carece de intervenção urgente reside no aumento de todo o tipo de intercâmbios (comerciais, científicos, auxílio, industriais, aumento dos voos/transportes marítimos, defesa, etc.).


É agora o momento da CPLP.


2 Comentários:

Às 29 de julho de 2008 às 21:40 , Blogger Nuno Castelo-Branco disse...

A wikipedia não terá, Nuno? Parece que combinámos os posts, eheheheheeh.

 
Às 30 de julho de 2008 às 22:01 , Blogger Nuno Carvalho disse...

Realmente a semelhança de pontos de vista é excepcional! Quanto estava a ler os seus posts –sobre este assunto – até fiquei surpreendido!

Já tinha reparado no mapa que usou (obrigado pela informação da wikipedia), no entanto, esteticamente os mais antigos são insuperáveis!

 

Enviar um comentário

<< Página inicial