terça-feira, 22 de janeiro de 2008

FARC = Vergonha

Se há organização terrorista que é "protegida" por certa esquerda tendenciosa e ignorante, são as FARC. Uma organização que cultiva cocaína, sequestra e mantém os reféns acorrentados 24 horas por dia sem condições de saúde, higiene, do mínimo de dignidade. Uma organização que tem apenas como objectivo o controlo de território, de criar instabilidade e medo, de levar os seus interesses obscuros adiante sem respeito por nenhuma lei internacional, nem sequer dos princípios básicos de direitos humanos.

Uma organização destas tem direito a elogios quando liberta 2 reféns. Sendo assim, faltam cerca de 700. Incluindo uma candidata presidencial favorável à paz na Colômbia, e, sobretudo, pacifista e não tendenciosa. Ingrid Betancourt combateria tanto os abusos e a corrupção dos grupos paramilitares como as FARC.

Claro que para este filme só poderia entrar Hugo Chávez, visto como "libertador" só por quem se deixa enganar. Sobretudo, nem quero saber das contrapartidas de tal acordo de libertação. Mas devem ser penosas para o povo colombiano, que deve ser o primeiro a querer paz. E disse-o claramente, ao votar maciçamente no presidente Uribe.

Nos últimos tempos, parte da esquerda mainstream tem apoiado todas as organizações anti-EUA, simplesmente por serem anti-EUA. Em certos casos, o apoio a ideias anti-EUA revela-se num apoio a ideias anti-ocidentais. E aí, esta esquerda arranja argumentos distorcendo a discussão em redor do fundamento das ideias, que são indefensáveis. E, quando assim age, vê-se a defender o Hamas, Hezbollah, as FARC, entre outros.

Para quem pretende obter uma óptima descrição do estado geral da esquerda, recomendo este livro: