segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Kid Nation


Esta é a pior faceta dos EUA, actualmente. E não pára de contaminar os media sedentos de audiências em todo o mundo. Os reality shows, cada vez mais intrusivos e chocantes, descem sempre mais baixo. Este é um exemplo perfeito. A ideia por detrás do Kid Nation é a de isolar do mundo um grupo de jovens entre os 8 e os 15 anos numa remota cidade do estado do Novo México, com o objectivo de dar a conhecer aos tele-espectadores a forma como os jovens se sustentam. Aparentemente, os participantes terão de passar 40 dias a trabalhar para si mesmos sem qualquer supervisão e regras de comportamento. Os miúdos terão de cozinhar, limpar, "gerir" um velho saloon (com cerveja sem álcool). As emoções dos adolescentes, segundo a produtora CBS, não são para ser escondidas. Tudo isto é possível com a assinatura de termos de responsabilidade pelos pais dos jovens e através da exploração de lacunas das leis de trabalho infantil do Novo México. A produtora CBS ainda tem a lata de promover o reality show afirmando que este é um teste ao bom comportamento e às emoções dos participantes, e à capacidade de trabalhar em grupo de modo a reavivar a velha cidade abandonada. Os efeitos nocivos desta cultura de massas (a que se junta a MTV, por exemplo) terão a sua plenitude dentro de duas décadas. E não vai ser bonito.

Aqui está o vídeo de promoção do programa:

http://www.youtube.com/watch?v=565JJPKVcAE