quinta-feira, 10 de junho de 2010

"Vá para fora cá dentro"


Há alguns dias o Presidente da República apelou a que os Portugueses assumissem uma postura patriótica e fizessem férias no nosso País, conseguindo com isso um duplo objectivo: (i) evitar o aumento das importações e (ii) sustentar a dinâmica do sector turístico em Portugal e, dessa forma, contribuir para o crescimento da economia nacional

Rapidamente se ouviram vozes concordantes e dissionantes, alegando estes últimos que se todos os países adoptassem a mesma postura Portugal viria a ser fortemente atingido.

Compreendo perfeitamente a mensagem de Cavaco Silva. Ele certamente que sabe que o efeito prático será bastante diminuto pois muito pouca gente alterará as suas férias numa Cuba, Espanha, Itália ou Brasil qualquer em detrimento de um Alentejo, Gerês (na imagem), Açores, Allgarve (não resisti) ou Madeira pelo simples facto de o PR ter pedido. Mas pelo menos é mais um esforço no sentido de alertar as pessoas para a gravidade da situação actual do País e, concomitantemente, constitui uma mensagem no sentido de valorizar as coisas (bastante) positivas que temos dentro deste rectângulo à beira-mar plantado.