segunda-feira, 23 de junho de 2008

Facilitismo na educação


Se este governo mede o seu sucesso na educação pela taxa de aprovações em cada ano lectivo ou pelas notas médias dos alunos nos exames, então estamos perante uma falsificação de estatísticas e um aproveitamento das mesmas para mostrar à Europa que os indicadores estão a melhorar.
Nos últimos 20 anos, a educação tem sido uma prioridade para os governos sucessivos. Uma prioridade que conduziu a mais facilitismo, a um controlo editorial sobre os manuais escolares, a uma educação que se ensina aproximando-se das vontades dos estudantes e não das reais necessidades da sociedade, uma tendência sociológica que desculpabiliza os estudantes e trata-os como vítimas do sistema.
Deste modo, não podemos simplesmente acreditar nas estatísticas da educação em Portugal. Em lugar de não-escolarizados, passamos a ter escolarizados analfabetos funcionais. O facilitismo verificado no exame de Matemática do 9º ano é apenas um sintoma do sistema educativo. É uma tendência de longo-prazo. E essas só se alteram com revoluções. Nem mais.


1 Comentários:

Às 24 de junho de 2008 às 13:44 , Blogger de.puta.madre disse...

O Inglês no básico faz já diferença ;) six=6!
Vá lá, nem tudo é mau.

O Ministro da Cultura vai despachar 250 bolsas de formação na área da Cultura em que não é necessário ter formação académica na área. As bolsas são de 25 000 e escolhem-se os países e as instituições para onde se quer ir fazer a formação. Logo! Escolinha para quê? Escola é coisa para pobrezinho iludido. Vale!

 

Enviar um comentário

<< Página inicial