quinta-feira, 5 de julho de 2007

Esquerda rejeita introdução de exames nos 4º e 6º anos proposta pelo CDS-PP

Mais uma vez a esquerda age como lhe compete: foge das responsabilidades vetando uma proposta do CDS-PP que poderia ser interessante. Convinha explicitar alguns pontos positivos desta proposta:

1- A introdução de exames no 4ºano e no 6ºano seria sempre uma medida de aumento da competitividade, nunca uma diminuição.

2- A introdução de exames também poderia ser um instrumento de avaliação dos professores e, sobretudo, de análise da evolução dos alunos e do ensino ao longo dos anos.

3- Esta medida daria um outro impulso para acabar com a cultura de facilitismo e de "deixa andar" do sistema educativo.

4- Os exames contribuiriam para reforçar a ideia de que não deve ser fácil obter o 12ºano e aumentaria a credibilidade desse percurso escolar para exercer um conjunto de profissões importantes, e não apenas como meio de chegar à faculdade.

5- Os exames também transmitiam a imagem que se deve estudar desde cedo, como meio de reforçar o método de estudo nos primeiros anos de aprendizagem.

A esquerda tem mesmo um complexo com a competitividade.